quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

(SÍNTESE) CIDADE DE JERICÓ


Jericó foi a primeira cidade que os israelitas conquistaram na terra prometida. Esta torre em Jericó foi construída em torno de 6.850 a.C., muito antes dos israelitam invadirem a cidade.


Jericó era uma cidade antiga do lado oeste do Rio Jordão. O nome Jericó pode ser ligado ao nome antigo do deus lua Cananita. O nome Hebreu que se refere a lua, mês, lua nova e Jericó são muito parecidos. Outros associam com as palavras espírito ou cheiro. Eles acham que os aromas agradáveis das frutas e especiarias que cresciam neste oásis tiveram influência ao dar nome ao lugar. O Velho Testamento ocasionalmente a chama de "a cidade das palmeiras" (por exemplo, Deuteronômio 34:3; 1 Crônicas 28:15).

NO VELHO TESTAMENTO

A Jericó do Velho Testamento, é mais conhecida como a primeira cidade tomada pelos Israelitas através do milagre da queda dos muros. Israel passou algum tempo na margem do Rio Jordão, nas planícies de Moab (Números 22:1; 26:3; 63). Lá eles definiram Jericó como o primeiro objetivo militar na conquista. Josué enviou espias para inspecionar a terra e a cidade. Raab, uma prostituta, deixou-os entrar e mais tarde os tirou de lá. Por causa de sua cooperação ela e a sua família foram poupada quando Israel destruiu a cidade (Josué 2:1; 6:1). A queda da cidade em si, se deu depois que os israelitas marcharam em volta dela em silêncio, exceto pelo barulho contínuo das trombetas, um vez ao dia por seis dias e depois sete vezes no sétimo dia. Ai então, quando os sacerdotes tocaram as trombetas, o povo gritou e os muros caíram.

Josué amaldiçoou qualquer um que tentasse reconstruir a cidades de Jericó (Josué 6:26). A maldição se consumou quinhentos anos mais tarde quando Hiel reconstruiu a cidade e seus dois filhos morreram por conta disso (1 Reis 16:34).

Jericó se encontrava no território de Benjamin, porém era na divisa com a parte norte do território de Efraim (Josué 16:1; 7; 18:12,21). A cidade reaparece em diferentes episódios espalhados pelo resto do Velho Testamento. Em 2 Samuel 10:5 (veja também 1 Crônicas 19:5) mandou que seus embaixadores humilhados esperassem lá até que suas barbas tivessem crescido novamente. Servia também como uma espécie de quartel general para Elias e aparentemente era também aonde vivia um grupo de profetas (2 Reis 2:5; compare 1 Samuel 10:5). No tempo de Acaz aconteceu ali o retorno de alguns prisioneiros (2 Crônicas 28:15). Quando Jerusalém caiu em 586 BC, o rei Zedequias, fugiu para um lugar perto de Jericò, mas foi pego pelos Babilônios. As últimas referências a Jericó estão na listagem de censo de Esdras (Esdras 2:34) e Neemias (Neemias 7:36). Homens de Jericó também ajudaram a reconstruir o muro de Jerusalém (Neemias 3:2).

NO NOVO TESTAMENTO

A Jericó do Novo Testamento foi construída por Herodes ela se localizava mais de 1,6 Km para o sul da Jericó do Velho Testamento. É possível entender os episódios em que Jesus curou os homens cegos nas escrituras, quando entendemos que Jesus estava passando pela Jericó antiga (Mateus 20:29; Marcos 10:46) e se aproximando da Jericó de Herodes (Lucas 18:35). Quando Jesus passava por Jericó (Lucas 19:1) ele conheceu e comeu com Zaqueu, um rico coletor de impostos da nova Jericó Romana. A cidade também aparece na parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:30-37).

REGISTROS PÓS-BíBLICOS

Enquanto a Jericó antiga era uma cidade sem grande importância, a Jericó de Herodes era uma cidade linda e de muita importância. Porém até esta cidade desmoronou com o declínio da influência Romana no Oriente Médio. Muito do que sabemos da cidade vem de escrituras de peregrinos. Eles muitas vezes falam sobre coisas que viram e que tem alguma importância bíblica, tais como a árvore aonde Zaqueu subiu. Porém, eles também falam que Jericó era um vilarejo Mulçumano sujo e desgraçado. A cidade era assim até pouco tempo atrás, quando cresceu em tamanho e importância.

FONTE: ILÚMINA

41 comentários:

  1. A Paz do Senhor! Desjo parabenizar ao blogueiro André Rodrigues (seminarista) pela iniciativa da criação deste tão maravilhoso blog. Já fui deveras abençoado por estas postagens incríveis, no campo teológico.
    Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço por este blog. Foi muito importante para mim. Que O SENHOR o abençoe.

    Lenilson

    Pavuna R.J.

    ResponderExcluir
  3. a Paz do Senhor.Desejo saber como que o povo deu sete voltas no sete mo dia em 32km quadrados,pois tinha velhos e crianças?Me ajude entender obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz do nosso Deus. MANUAL POPULAR
      de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia
      Norman Geisler - Thomas Howe

      Excluir
    2. Entendi que só os homens de guerra rodearam cap 6.3 e o povo ficou parado perto,para gritarem v.5 ao ouvir a trombeta
      Interessante sua pergunta

      Excluir
    3. Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando a cidade uma vez; assim fareis por seis dias. E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifre de carneiro diante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes; e os sacerdotes tocarão as buzinas. E será que, tocando-se longamente a buzina de chifre de carneiro, ouvindo vós o sonido da buzina, todo o povo gritará com grande grita; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá nele, cada qual em frente de si.
      Josué 6:3‭-‬5 ARC
      https://bible.com/bible/212/jos.6.3-5.ARC
      Entendemos que Deus ordenou que fossem os homens de guerra. Quem estivesse armado iria à frente e o restante na retaguarda. Sem contar que naquela época as pessoas tinham mais preparo físico, pois estavam acostumados a longas caminhadas. Acredito que mulheres e crianças ficaram no acampamento. Quem ia para as guerras eram os homens de guerra. Nem todos os sacerdotes iam, pois iam os tocadores de shofar/trombeta e os que carregavam a arca, se não me engano 4 sacerdotes para carregar a arca.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. SIM,JOSUÉ AMALDIÇOOU JERICÓ EM JOSUÉ 6:26; DIZENDO,MALDITO DIANTE DO SENHOR SEJA O HOMEM QUE LEVANTAR E REEDIFICAR ESSA CIDADE DE JERICÓ; COM A PERDA DE SEU PRIMOGÊNITO A FUNDIRÁ, E COM A PERCA DO SEU FILHO MAIS NOVO LHE COLOCARA AS PORTAS.

      A MALDIÇÃO DE JOSUÉ FILHO DE NUM, SE CUMPRIU QUANDO DURANTE O REINADO DO REI ACABE, EM 1 REIS 16;34 HIEL,QUE ERA DE BETEL,RECONSTRUIU A CIDADE DE JERICO.

      HIEL PERDEU O SEU FILHO MAI VELHO "ABIRÃO" QUANDO COLOCOU OS ALICERCES DE DE JERICÓ, E PERDEU SEU FILHO MAIS NOVO "SEGUBE" QUANDO COLOCOU AS PORTAS DA CIDADE DE JERICÓ.
      ESTÁ AÍ O POR QUE A CIDADE DE JERICO EXISTIA NOS DIAS DE ELIAS. PAZ A TODOS!

      Excluir
  4. ta falando o que não sabe e induzindo o povo ao erro , me mostra na bíblia elias entrando em jerico. uma vez que Josué amaldiçoou profetizando que jericó seria uma cidade amaldiçoada e as profecias sempre eram respeitadas entre eles pelo fato de que somente o profeta maior poderia quebrar a profecia do que profetizou. . as pessoas leem a bíblia superficialmente e coloca aquilo que acha sem antes nem consultar ao Senhor e fica ai dando comida estragada aos outro!!! bora meditar na palavra antes de publicar o que não sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. 2 REIS 2.4 E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó.
      5 Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje toma rá o teu SENHOR por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.
      Amigo ate aqui o melhor comentario que tenho visto na internet foi esse, agora vem você e diz que o irmão ta dando comida estragada, você que estar precisando ler a bíblia e é tão covarde que nem a cara mostra.

      Excluir
    3. Mas tu es ingnorante em meu irmão da ate vergonha de dizer que vc ė cristão

      Excluir
    4. ANÔNIMO ACREDITO QUE SE VOCÊ SOUBESSE O QUE ESTÁ ESCREVENDO SABERÍAMOS SEU NOME MAS COMO NÃO SABE NEM SEU NOME QUIZ DIZER RESPEITE A INTELIGÊNCIA ALHEIA E LEIA UM POUQUINHO SÓ DE BÍBLIA LHE AJUDARÁ MUITO

      Excluir
    5. Não é a toa que se chama "Anônimo".

      Excluir
    6. Pra mim tudo que vcs comentaram está correto só os homens de guerra rodearam a cidade !

      Excluir
  5. gostaria de saber se jerico era uma cidade e se canaan era outra cidade ou se ambas eram uma so cidade

    ResponderExcluir
  6. canaã era um estado, e jerico, ai etc... cdades

    ResponderExcluir
  7. tem um comentário pedindo para mostrar na Bíblia onde ELIAS entra em Jericó.
    se ele entra não sei! mas no capítulo 2 e versículo 4 de 2ª Reis ele fala pra Elizeu; fica-te aqui porque o senhor me enviou a Jericó

    ResponderExcluir
  8. Porque o rio Jordão fazia divisa com Jericó
    E Elias ia atravessa o rio Jordão então tinha que passa por Jericó

    ResponderExcluir
  9. Parabéns. Muito obrigado esclarecedor

    ResponderExcluir
  10. Queria saber as maiores características de jericó!

    ResponderExcluir
  11. Antes de Jesus entrar em Jericó, qual foi a última cidade que Jesus pregou

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Não, Ai foi a segunda a cidade a ser conquistada pelo povo Hebreu após passar o Jordão. Logo depois de Jericó.

      Excluir
  13. Meus irmãos foi muito esclarecedor muito obrigado e sempre bom aprede da palavra so fiquei chatiado dos irmaos discutido se elias entrou ou nao em jerico nao precisa disso povo de deus vamos vigia é mais facil dizer meu irmao acho q vc cometeu um erro ou equívoco doq fica discutindo deus nao se alegra com essas atitudes amem

    ResponderExcluir
  14. Oque eu entendo e que jerico foi amaldiçoada por jusue mais elizeu pegou sal e jogou na agua e trouce vida naquela cidade denovo

    ResponderExcluir
  15. Onde está dizendo 1crônicas 28:15 é na verdade 2crônicas 28:15

    ResponderExcluir
  16. Quem era o rei de jerico quando as muralhas caíram.

    ResponderExcluir
  17. Só sei que Jesus passou em Jericó e houve cura e salvação o pedido foi achado. Lucas 19.

    ResponderExcluir
  18. A paz do Senhor meus amados irmãos. Eu na minha pequenês, entendo que Josué não amaldiçoou Jericó em sí, porém amaldiçoou àquele que à edificasse.
    Josué amaldiçoou qualquer um que tentasse reconstruir a cidade de Jericó (Josué 6:26). A maldição se consumou quinhentos anos mais tarde quando Hiel reconstruiu a cidade e seus dois filhos morreram por conta disso (1 Reis 16:34).

    ResponderExcluir
  19. Creio que no primeiro parágrafo refere-se a 2ª Crônicas 28:15 e não 1ª Crônicas 28:15

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo trabalho, Ficou ótimo, Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
  21. A paz do Senhor,fico feliz pelas publicações que ajuda a conhecer mais sobre as escrituras.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia e a paz para todos os irmãos!!!
    gostaria de saber se o livro de lucas Cap 19;1(Zaqueu, o publicano)
    Jesus esta em qual Jericó edificada? ou quem foi que reedificou a nova cidade de jerico?
    att: Evangelista Wenderson santana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PAZ DO SENHOR MEU IRMÃO. SEGUE A SUA RESPOSTA QUE ESTÁ EM PARAGRAFO ACIMA.

      A Jericó do Novo Testamento foi construída por Herodes ela se localizava mais de 1,6 Km para o sul da Jericó do Velho Testamento. É possível entender os episódios em que Jesus curou os homens cegos nas escrituras, quando entendemos que Jesus estava passando pela Jericó antiga (Mateus 20:29; Marcos 10:46) e se aproximando da Jericó de Herodes (Lucas 18:35). Quando Jesus passava por Jericó (Lucas 19:1) ele conheceu e comeu com Zaqueu, um rico coletor de impostos da nova Jericó Romana. A cidade também aparece na parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:30-37).

      Excluir
  23. SIM,JOSUÉ AMALDIÇOOU JERICÓ EM JOSUÉ 6:26; DIZENDO,MALDITO DIANTE DO SENHOR SEJA O HOMEM QUE LEVANTAR E REEDIFICAR ESSA CIDADE DE JERICÓ; COM A PERDA DE SEU PRIMOGÊNITO A FUNDIRÁ, E COM A PERCA DO SEU FILHO MAIS NOVO LHE COLOCARA AS PORTAS.

    A MALDIÇÃO DE JOSUÉ FILHO DE NUM, SE CUMPRIU QUANDO DURANTE O REINADO DO REI ACABE, EM 1 REIS 16;34 HIEL,QUE ERA DE BETEL,RECONSTRUIU A CIDADE DE JERICO.

    HIEL PERDEU O SEU FILHO MAI VELHO "ABIRÃO" QUANDO COLOCOU OS ALICERCES DE DE JERICÓ, E PERDEU SEU FILHO MAIS NOVO "SEGUBE" QUANDO COLOCOU AS PORTAS DA CIDADE DE JERICÓ.
    ESTÁ AÍ O POR QUE A CIDADE DE JERICO EXISTIA NOS DIAS DE ELIAS. PAZ A TODOS!

    ResponderExcluir
  24. A PAZ DO SENHOR! REALMENTE NENHUM PROFETA ENTROU NA CIDADE DE JERICÓ...
    NA VERDADE ELE DISSE QUE PODERIA IR MAS PAROU NO JORDÃO. VEJAM ABAIXO.
    "E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó.
    Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.
    E Elias disse: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos.
    E foram cinqüenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão".

    2 Reis 2:4-7

    ResponderExcluir
  25. a paz do senhor a todos os irmãos São textos esclarecedores, Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de saber se foi acabe que mandou Hiel reedificar Jericó ou ele fez por sua própria vontade

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jesus, deseja te salvar!

Jesus, deseja te salvar!
"Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chega a Deus". (Hb 7.24a).

Teologia em Alta

Teologia em Alta
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça" (2Tm 3:16).