quinta-feira, 21 de abril de 2011

                                   ALLEN RICHARD (1760-1831)

 

Fundador da Igreja Metodista Episcopal Africana, que se tornou uma das mais fortes denominações dos negros.

Nascido escravo, Allen se converteu aos dezessete anos através de uma pregação metodista.

Imediatamente começou a pregar o evangelho, primeiro para sua família, depois para o seu patrão (que se converteu) e finalmente para negros e brancos por toda a América. Allen aprendeu a ler e escrever sozinho e então, depois de muito trabalho, foi capaz de negociar sua liberdade.


Depois de trabalhar em vários ramos, pregando todo tempo como leigo, chegou à Filadélfia aos vinte e seis anos. Adorava regularmente junto com outros negros na Igreja Metodista São Jorge. Num domingo, em 1787, um incidente doloroso afastou os negros daquela congregação. Enquanto o amigo de Allen, Absalom Jones, orava em voz alta, administradores brancos da igreja obrigaram-no a ir para o seu lugar num esforço de mantê-lo quieto. Em resposta, Jones, Allen e os outros negros deixaram a igreja. Pouco depois, Allen e Jones fundaram a Sociedade Africana Livre, a primeira organização da América criada por negros para os negros. A sociedade não-separatista proporcionou ajuda mútua e encorajamento espiritual para a comunidade negra da Filadélfia. Quatro anos mais tarde Jones e Allen deixaram a Sociedade e Jones veio a ser o fundador da Igreja Episcopal Negra. Em 1793 Jones e Allen lideraram outros negros na obtenção de ajuda para a população inteira da Filadélfia durante uma severa epidemia de febre amarela. Também em 1793 Allen fundou a Igreja Betel para Metodistas Negros (Filadélfia). Foi ordenado Pastor metodista em 1799. Por causa do desconforto da predominância de brancos na igreja metodista, a congregação de Allen e outras igrejas metodistas negras organizaram sua própria denominação, a Igreja Episcopal Metodista Africana, e Richard Allen foi seu primeiro bispo em 1816. Ele serviu a esse grupo crescente de metodistas negros como líder amplamente respeitado até sua morte em 1831.


Artigo extraído da ILUMINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jesus, deseja te salvar!

Jesus, deseja te salvar!
"Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chega a Deus". (Hb 7.24a).

Teologia em Alta

Teologia em Alta
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça" (2Tm 3:16).